23 de junho de 2011

Por que hoje é feriado? Entenda


Quem nunca pegou o calendário no começo do ano e correu os olhos contando quantos feriados aquele ano vai ter? Quem não contou os dias para o feriado chegar? Mas...  vem cá: você sabe o significado de todos os feriados?

Por exemplo: você sabe o significado do de hoje? O que é Corpus Christi? Todos nós, sejamos católicos ou não, ouvimos falar todo o ano sobre esta festa. Os telejornais mostram cidades do Brasil que enfeitam as ruas com verdadeiras obras de arte que serão usadas como tapetes para a cerimônia.

Porém, se você der uma volta no seu quarteirão hoje e perguntar para as pessoas o significado de Corpus Christi, tenha certeza que poucos saberão. Então está na hora de mudar essa tendência. Pelo menos você, ao terminar de ler este post, vai entender melhor por que a Igreja Católica comemora com tanto amor o Corpo de Cristo.



Vamos à aula
Corpus Christi é uma festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo em uma só pessoa, em um só Deus) que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes (que celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas). 

A procissão pelas vias públicas é "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo".

A origem da Solenidade remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula “Transiturus” de 11 de agosto de 1264. É uma festa de “preceito”, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório.

No Brasil é tradição ornamentar as ruas por onde o Corpo de Cristo passará com tapetes cuidadosamente criados por um batalhão de pessoas. Em Matão, SP, a fama dos tapetes é de longa data.

Feitos de vidro moído, serragem e flores que formam uma cruz que se estendem por 12 quarteirões no centro da cidade onde passa a procissão da Eucaristia, um espetáculo que reúne fé, tradição, arte e muita beleza. Este ano, Matão realiza a 63ª edição do Corpus Christi.

Serão mais de 70 toneladas de materiais usados para compor os desenhos. A expectativa dos organizadores é que o evento atraia um público total de 80 mil pessoas. 


                                                                   




2 comentários:

Jeciane Alves disse...

Muito importante!
Parabéns, muito claro e objetiva sua explicação desta data realmente importante para nos catolicos... Bom Feriado Santo pra toda a sua familia.
Abraços ... Je*

Anônimo disse...

Olá Matheus,
Corpus Christi é uma data em que se comemora o corpo a doação de N. Sr. Jesus de Nazaré à humanidade. Em minha modesta opinião é uma data de retrospeção, religiosa(qualquer fé abraçada) e, acima de tudo agradecimento ao MESTRE SAGRADO, filho de DEUS pela sua bondade eterna.
Tb lembro de qdo fui com sua avó e seus familiares nesta data a Ibitinga com os lindos bordados no chão para procissão de data sagrada.
Bjus
M. Lúcia