2 de dezembro de 2011

Ziriguidum

'Quem não gosta de samba
Bom sujeito não é
Ou é ruim da cabeça
Ou doente do pé'


O brasileiro está mais feliz do que nunca hoje: além de ser sexta-feira é também Dia Nacional do Samba! A comemoração surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso.

Entre seus sucessos está “Na baixa do sapateiro”: uma letra que fala sobre a Bahia. Detalhe: ele nunca tinha ido  àquele Estado antes. O dia 02 de 1963 foi o dia em que Ary visitou pela primeira vez a Bahia.





Nosso país é conhecido em todo o mundo também por causa da música. Não tem ninguém, daqui ou de fora, que não caia no samba quando a música começa a tocar. E não importa o artista: a alegria é contagiante!

Grandes compositores e intérpretes têm construído uma história de sucesso e tradição ao longo de tantos anos em que o samba é a cara do Brasil. Pessoas que criaram verdadeiras poesias cantadas. Histórias do dia-a-dia, da simplicidade do morro.

Para encerrar este post, ouça agora o primeiro samba gravado no Brasil: “Pelo Telefone”. Composto por Ernesto Joaquim Maria dos Santos (Donga) e Mauro de Almeida
, foi registrado em 27 de novembro de 1916. É a partir de sua popularização que o carnaval ganha música própria e o samba começa a se fixar como gênero musical.
 

Um comentário:

Jeciane Alves* disse...

O mundo inteiro vem conhecer o nosso ritmo o nosso samba, só os Brasileiros tem essa ginga esse tempero, eu amo o Samba Brasileiro.

Samba Meu - Maria Rita
O meu samba vai curar teu abandono
O meu samba vai te acordar do sono
Meu samba não quer ver você tão triste
Meu samba vai curar a dor que existe
Meu samba vai fazer ela dançar
É o samba certo pra você cantar
O meu samba é de vida e não de morte
Meu samba vem pra cá e traz a sorte
E celebra tudo o que é bonito
Meu samba não despreza o esquisito
Meu Samba vai tocar no infinito
Meu Samba é de bossa e não de grito
Meu Samba, defendi com alegria
Deixe que a noite vadia
Vai saber lhe coroar
Deixo entregue aos bambas de verdade
Que estão nos morros da cidade
Peço a benção pra passar
Deixo entregue aos bambas de verdade
Que estão nos morros da cidade
Peço a benção pra passar