3 de janeiro de 2012

O pai da literatura brasileira em detalhes

Quem nunca leu Machado de Assis no Ensino Médio para o vestibular não sabe o que é ter contato com um dos maiores escritores da literatura tupiniquim. Eu tive o prazer de lê-lo e de ter aulas sobre sua vida e obra.

21/06/1839 – 29/09/1908


Machado faz um mergulho na alma humana, nas relações e traz cenários e situações do cotidiano de sua época. Sua extensa obra constitui-se de nove romances e peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. Também é considerado o introdutor do Realismo no Brasil.

Hoje em dia, por sua inovação e audácia em temas precoces, é frequentemente visto como o escritor brasileiro de produção sem precedentes, de modo que, recentemente, seu nome e sua obra têm alcançado diversos críticos, estudiosos e admiradores do mundo inteiro. Machado de Assis é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.

É este grande autor que traz a primeira boa notícia de 2012 para o blog. Em um projeto desenvolvido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, com o apoio do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), acaba de ser publicado o site machadodeassis.net: um espaço em que todas as obras de Machado estarão presente.

Atualmente já estão disponíveis, em formato de hipertexto, os seguintes: “Ressurreição” , “A mão e a luva”, “Helena”, “Iaiá Garcia”, “Memórias póstumas de Brás Cubas”, “Quincas Borba”, “Dom Casmurro”, “Esaú e Jacó” e “Memorial de Aires”.

De acordo com o texto de introdução “o leitor poderá não apenas desfrutar o romance em si, mas também achar, nas notas em forma de links, explicações sobre todas as citações e alusões do texto: tanto as de natureza simbólica (autores, obras de arte, personagens, fatos históricos referidos por Machado de Assis), como as menções a lugares e instituições não-ficcionais (bairros e ruas da cidade do Rio de Janeiro, lojas, teatros, cafés que as personagens machadianas frequentam)”.

Vale a pena visitar e doar a você mesmo um tempo para ler e conhecer nos detalhes aquilo que este grande escritor quis passar às gerações futuras que o leram e se deliciaram.

3 comentários:

Jeciane disse...

Começou muito bem o ano.
Machado da Assis fez parte da minha Educação também, como não lembrar das aulas de Literatura, ler “Memórias póstumas de Brás Cubas”, para fazer prova. Saudades ...
Parabéns pelas dicas...

Anônimo disse...

Esse é o verdadeiro pai da literatura brasileira???😮

Anônimo disse...

Ele é o pai ?😨