Este é um trecho da trilha dos comerciais da Coca-Cola de final de ano que conheço desde sempre. Os comerciais da empresa abrem um tempo mágico, em que a paz e um sentimento nobre de irmandade parece inundar as pessoas como que a vibração de um gol do time do coração.
Ficamos um mês inteiro programando as festas que vamos seja ela da empresa, da escola, dos amigos, da família. Planejamos noites de alegria, união e reflexão sobre tudo o que passamos em mais um ano que Deus nos deu como presente.
É hora de sairmos às ruas e aos corredores lotados dos shoppings para comprarmos, de última hora ou não, os presentes de final de ano. E dá para perceber que a maioria das pessoas saem com grande prazer para estas compras: ninguém fica sem fôlego para comprar. O cansaço é grande, mas vale a pena.
E hoje, 01/12, o comércio das cidades iniciam a maratona de Natal: todas as lojas abertas até às 22h00. Mas não só as lojas ganham com isso. O movimento se extende para as barraquinhas que servem de tudo: desde lanches completos até um gostoso pacote de pipoca. É um amontoado de pessoas e sacolas andando para lá e para cá.
Eu particularmente não gosto muito desse "enxame". Mas aqui em Sertãozinho, o ar natalino ganha uma ajuda: o do aniversário da cidade (05/12) que se enfeita mais (este ano o Natal por aqui é reciclável) com uima programação diferente que invade os espaços públicos com música, dança, animação.
Assim eu até que enfrento. Passo pelo centro, que é a minha casa, algumas noites só para ver o que está acontecendo. Não vou para comprar, porque as lojas ficam lotadas e o calor (típico desta época) me incomoda demais. Mas o pouco tempo que permaneço por lá é de observação: ver as pessoas, de todas as classes, de todas as cores, de todas as idades, rindo, conversando e comprando. Fazendo daquele momento uma etapa tão importante quanto o momento do baladar dos sinos às 24h00 do dia 24.
Claro que o espírito natalino não se resume a isto. Com ele, renova-se a esperança de nossas vidas, de nossa salvação. Somos apresentados, mais uma vez, a mais bela história da humanidade que começa de forma simples em uma manjedoura e que vai ter como clímax o alto de um morro com dois pedaços de madeira em forma de cruz.
Com isso, este blog deseja a todos um excelente começo de Natal. Que possamos parar para pensar nas compras sim, mas não só. Deixemos um grande tempo, de silêncio preferencialmente, para pensarmos e participarmos do começo de nossa vida junto a Deus e a Seu filho Jesus. Dessa forma seremos completos, de corpo e alma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário