1 de maio de 2011

Adoração da Santa Cruz e Procissão de Nosso Senhor Morto

A sexta-feira tem um clima de tristeza. Aquele que veio para nos salvar morrera de forma trágica e por uma justificativa sem nexo. A inveja e o medo da perda de poder fez com que Jesus morresse na cruz.

O ponto alto deste dia, em que todos ficam de jejum e em silêncio, é a cerimônia das 15h00 (ela é feita neste horário, porque é quando Jesus desfalece): a leitura a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e a adoração da Santa Cruz.

Em resumo, a celebração tem como mensagem o amor de Deus em dar Seu filho amado para o sacrifício em nome da humanidade e de Jesus em não desrespeitar o Pai. Acompanhe a Liturgia deste dia:

1ª Leitura (Is 52, 13-53, 12)
“O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos. Oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência duradoura e fará cumprir com êxito a vontade do Senhor. Por essa vida de sofrimento, alcançará a luz e uma ciência perfeita”

Salmo Responsorial 30 (31)

“Ó Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito”


2ª Leitura (Hb 4, 14-16; 5, 7-9)
“Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem”

Evangelho (João 18, 1-19, 42)
Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo


Procissão de Nosso Senhor Morto


É a parte dramatizada do dia. Momento em que a Igreja mostra à comunidade, em forma de teatro, como foram os últimos dias de Jesus.  Este ano foi diferente: o padre mostrou trechos do filme “A Paixão de Cristo” do ator-diretor Mel Gibson.





Foram cenas fortes, concordo, mas mostrou a realidade. Depois tivemos a procissão. Acompanhe um pouco de como tudo aconteceu.


Nenhum comentário: