29 de agosto de 2011

"Por favor, pare agora!"

Para aqueles que, seja em cidade grande ou não, ainda almejam respirar ar puro sem sair do concreto e, principalmente, sem ter que olhar na mesa ao lado e ver que a poluição vem de lá, hoje o dia é para comemorar.

Segundo o Ministério da Saúde, quase cinco milhões de pessoas morrem por ano por doenças decorrentes do tabagismo e de suas 40 doenças. No Brasil, o número é de 200 mil pessoas. Ainda em escala global, 70% das mortes por câncer de pulmão acontecem por causa do cigarro e 42% no caso das doenças respiratórias.

Este cenário está sendo exaustivamente relembrado hoje. O motivo: 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Fumo que foi criado há 25 anos pela Lei nº. 7.488.

É de conhecimento de todos quantos problemas o cigarro traz ao viciado. São mais de quatro mil substâncias tóxicas que vão grudando na pessoa. O resultado: tudo nela e dela cheira mal (fora as desculpas, como sair do ambiente, mascar chiclete...enfim...quem tem fumante na família sabe como é).

- mensagem do ministro Alexandre Padilha aos profissionais da saúde

2 comentários:

Jeciane Alves* disse...

Isso é complicado... tenho fumantes na minha família,. E como é dificil conviver com isso. Parece que a fumaça persegue aqueles que não gostam.

Anônimo disse...

Viva o Dia Nacional do Combate ao Fumo!!!

Que seja mais do que um dia de campanhas para conscientizar as pessoas dos males que esse hábito pode causar. Que seja tbm um dia de ações concretas para auxiliar os que desejam parar de fumar... as dificuldades são muitas.

Ele matou uma pessoa da minha família. A irmã do meu avô.

Faz tanto tempo que vi alguém fumando, nem lembro. Ainda bem.

Beijos!