27 de junho de 2010

Festival de Parintins - Beleza da cultura brasileira


Começou na última sexta-feira, 25/06/10, e termina hoje, o 45º Festival de Parintins. Mais um exemplo bonito e empolgante da cultura brasileira. Motivo de orgulho para todos nós que podemos acompanhar durante três dias a narração de uma história incrementada com lendas e personagens da natureza.
Riqueza nos detalhes, toadas (músicas), roupas bem feitas e animação da galera fazem destes momentos marcas raras e emocionantes para quem assiste. Para quem nunca ouviu falar do festival, acompanhe:

História
Realizado desde 1965 e criado por Raimundo Muniz, o festival é uma apresentação a céu aberto em que competem duas agremiações: o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul.

A apresentação ocorre no Bumbódromo (Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes), um tipo de estádio no formato de uma cabeça de boi estilizada com capacidade para 35 mil espectadores. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos por meio de alegorias e encenações. Esse ano o boi vermelho, Garantido, busca seu bicampeonato.

Além da beleza plástica, das gigantes alegorias dotadas de movimentos (que influenciou o carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo) e da coreografia das torcidas (Galeras) dos dois bois, é interessante acompanhar a história e função de cada personagem e item a ser julgado.

Desde 2005 a Band transmite o festival, esse ano com a estreia da Alta Definição dentro do bumbódromo, com mais de 150 profissionais envolvidos.

Acompanhe abaixo uma das diversas toadas dos dois adversários que pintam a cidade de Parintins, AM, de azul e vermelho:
- Boi Caprichoso



- Boi Garantido

Nenhum comentário: