26 de outubro de 2010

Face de Deus


Sempre às segundas-feiras, às 21h00, a televisão da sala em casa transforma-se em um portal de paz, aprendizado, amor e fé. É nesse dia e horário que se inicia o programa "Buscai as coisas do alto", com o saudoso Padre Léo, na Tv Canção Nova.

O Padre Léo, morto em 2006 vítima de câncer, é um exemplo de vida e aprendizado. A gente termina de assistir ao programa e não tem como não se emocionar e dar graças a Deus por Ele ter colocado na Terra pessoa tão iluminada que tinha em sua vocação um meio de transmitir às pessoas a melhor coisa do mundo: a Palavra de Deus. De maneira simples e divertida, Padre Léo nos leva a viajar entre as palavras bíblicas de modo tão fácil que o fim do programa é momento de grande espera pela próxima segunda-feira.
Ontem, 25.10.10, o programa foi muito interessante. Alías, sempre o é. Mas dessa vez tocou em um assunto que eu fiquei pensando muito depois. Por isso resolvi escrever. Em síntese, Padre Léo nos questiona: "Para você, qual é a face de Deus? Como imagina o rosto de Deus Pai?"
Sempre vemos em pinturas ou desenhos um Deus barbudo, gordo, com um semblante fechado, sério. E isso nos coloca certa barreira em relação a Ele. Por isso, talvez, nós tenhamos construído ao longo da história da Igreja coisas do tipo "Aconteceu tal coisa por vontade de Deus", "Pessoa X morreu por vontade de Deus", "Tenho que passar por esta situação por vontade de Deus". Mas será que Deus quer nosso mal? Será que Ele fica nos testando, colocando na nossa caminhada, coisas ruins?
O diagnóstico é: não. Deus não quer o nosso mal. Nada disso! Ele quer sempre o nosso bem. Pense bem: um Pai que dá seu filho primogênito à morte para salvar a humanidade, não poderia querer o nosso mal.
O que acontece é que não nos aprofundamos Nele. Estudamos, ouvimos, praticamos, mas não é suficiente. Precisamos mergulhar de cabeça. Esquecer essa ideia boba de que tudo que nos acontece, de mal principalmente, é por causa de Deus. Mais importante: distanciar nosso coração do Encardido (Demônio) que, não conseguindo atingir a Deus diretamente, usa a "imagem e semelhança de Deus", que somos nós. Daí vem a ruim "tradição" de que todo o mal vem de Deus e que, por isso, Sua face é fechada.
E para que saibamos desenhar em nossa mente e coração o rosto certo de Deus, o Espírito Santo deve estar conosco. É o Espírito Santo que nos direciona, mostra o caminho. E sentimos Ele agindo em nós por meio do amor.
Portanto, é o Amor que desenha em nós a face bondosa de Deus. Deus está sorrindo. Ao final, Padre Léo diz: "Sabe o momento que, para nós, é mais complicado de ver a face alegre de Deus? Na cruz. Deus estava sorrindo enquanto Jesus, seu filho amado, estava morrendo crucificado. E sabe porque Deus Pai sorriu? Porque Ele estava nos salvando. Seu projeto para a humanidade tão sofrida deu certo".

Nenhum comentário: