26 de abril de 2011

Cerimônia de Lava-pés

Foram duas horas e meia de Missa que abre o Tríduo Sacro, os três dias mais importantes da Semana Santa: a Quinta em que Jesus é entregue para julgamento, a Sexta, dia de sua paixão e morte e o Sábado da Vigília Pascal em que contemplamos a ressurreição.

O Lava-pés mostra toda a humildade e amor de Jesus para com a humanidade. É um dos últimos atos Dele antes de sua prisão. É nela também que Judas recebe de Jesus o sinal verde para que ele o entregasse para os poderosos.

Além do caráter da humildade e da demonstração de amor, lavar os pés dos outros em volta da mesa de refeição também tem seus fundamentos históricos: à época de Jesus o servo menos valorizado era aquele que ficava encarregado de lavar os pés dos donos da casa e de seus convidados. Com isso, mais uma vez Jesus mostra a simplicidade.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida o padre lava os pés dos 12 apóstolos, previamente selecionados, e de alguns fiéis escolhidos de surpresa. E para a minha honra fui um dos surpreendidos.

Foi uma sensação muito boa. Fiquei sem reação. Vi o padre lavando meus pés, enxugando-o e beijando-o. Um perfume suave ficou fixado no meu pé. Infelizmente não tenho imagem alguma desse momento: somente o coração a tem.

Anote as duas leituras, Salmo e o Evangelho para que, mesmo à distância, você possa participar:
1ª Leitura (Ex 12, 1-8. 11-14)
“Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua”

Salmo Responsorial 115 (116B)
“O cálice por nós abençoado / é a nossa comunhão com o sangue do Senhor”

2ª Leitura (1Cor 11, 23-26)

“Todas as vezes, de fato, que comerdes dessa pão e beberdes desse cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha”

Evangelho (João 13, 1-15)
“Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”

Um comentário:

Anônimo disse...

É ótimo acompanhar aqui pelo seu blog as atividades q a Igreja Católica realiza.
Tantos símbolos. Tantos eventos. . .

Imagino como a surpresa de ter sido escolhido para participar dessa cerimônia deve ter sido emocionante.

Beijos!