25 de abril de 2011

Desabafo



Antes de continuar a cobertura especial da Semana Santa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, preciso confessar uma coisa: a minha tristeza em conviver com pessoas que não têm a menor relação com religião.


Já disse aqui que não discuto religião. Todas têm seus problemas, afinal é uma criação humana, mas foco a essência: a Fé, o sentido de vida que surge ao conhecer Deus e Seus ensinamentos. Por isso não tenho preconceito. Cada uma sabe como se relacionar com Deus da melhor maneira.

O que quero compartilhar é o fato de existir pessoas que não têm nenhuma relação mesmo! E isso ficou mais visível para mim nestas últimas semanas (e daí a tristeza), porque quem vive o clima da Semana Santa realmente parece estar em um ambiente diferente preparado desde a Quaresma. A sensação que tenho ao participar destes dias Santos é de dever cumprido, mas também de profunda paz e uma sensação de “quero mais”.

Sinto-me muito bem quando estou na Igreja: o Domingo à tarde, quando me preparo para a Missa, é o momento que mais gosto do final de semana. Naquele ambiente sinto paz. O cerimonial me chama a atenção. A leitura que é necessária de todos os ritos dirige a um aprofundamento no conhecimento de Deus. Tem gente até que me chama de "carolo".

Mas quando a gente está envolto de pessoas sem nenhuma posição sobre religião, Deus, Jesus, ressurreição... enfim... a tristeza bate à porta. Nestes últimos dias recebi convite de churrasco (sonoramente negado. Quase fui “linchado” por causa disso), ouvi história de pessoas planejando ir à boate, restaurante... Fiquei sabendo de outras que se embebedaram... Tudo motivado pela via contrária à conduta exigida para esta época (que tenho certeza que, dadas as devidas proporções, também exigida por outras religiões).

Como uma pessoa sem ligação com Deus, com a religião que nos aproxima Dele e que nos faz entender nossa própria história, pode viver? E quando estão com problemas, a quem recorre? Será só na hora de dificuldade que se lembram de Deus? Não sentem falta de alguma essência na vida?

Cobertura Semana Santa
Nos próximos posts você verá:
- Cerimônia de Lava-pés
- Sexta-feira da Paixão
- Sábado de Aleluia
- Domingo de Páscoa (da Ressurreição)

Um comentário:

Lara disse...

Oi, Matheus! Lembra-se de mim? a Lara do Américo de Souza...haha...Parabéns pelo blog! Muito sucesso pra você! Beijos.