21 de abril de 2011

"Hosana Hey, Hosana Há"


Este é um dos diversos hinos que todos os católicos do mundo usaram neste último domingo, 17/04. A data marca o início do tempo litúrgico mais importante. É a partir dele que toda a Fé e religiosidade de milhares de pessoas se fundamentam.

Este tempo a que me refiro é a Semana Santa, momento no qual todos os católicos se unem em torno da lembrança do caminho de Jesus até sua Paixão, Morte e Ressurreição. E o domingo anterior à Semana Santa é o Domingo de Ramos.

Esta festa religiosa marca a entrada de Jesus em Jerusalém, onde Ele comemorou a Páscoa Judaica com os discípulos. Neste dia é comum as paróquias terem procissão com as pessoas levando ramos de oliveira entoando o hino de “Hosana ao Filho de Davi!”

A Igreja do Brasil também insere neste contexto o término da Campanha da Fraternidade que este ano, em sua 47ª edição, tratou do meio ambiente com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).

Participo de todos os momentos possíveis da Semana Santa. Estes dias em que a reflexão e o silêncio imperam para que possamos pensar sobre nossas atitudes perante Deus são para mim a ideia certa de que é cada um destes momentos que Deus olha para seus filhos com mais amor.

Por isso, a partir de hoje você verá uma pequena cobertura das cerimônias que eu acompanhar. Como sinal de respeito, nem tudo que eu participar estará aqui registrado, porque muitos momentos são realizados dentro da Igreja e são dotados de um profundo silêncio (coisas que as palavras não alcançarão).

Mas aquilo que eu puder trazer estará por aqui. Para começar, acompanhe esta série que mostra como nós em Sertãozinho comemoramos o Domingo de Ramos. Iniciamos com uma procissão a poucos quarteirões da Matriz. Lá ouvimos a leitura do Evangelho que narra à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mateus 21, 1-11)



Logo depois vem a procissão e a Missa começa. Infelizmente, pela acústica da Matriz, você não verá as leituras, o Salmo, o Evangelho e a Homilia. Mas para que você não fique de fora, segue um pequeno trecho de cada um deles:

1ª Leitura (Is 50, 4-7)
“O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo. O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás”

Salmo Responsorial (21)
“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”

2ª Leitura (FI 2, 6-11)
“Encontrado com aspecto humano, humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.”

Evangelho (MT 27, 11-54)
Narração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

Homilia
O Padre Wagner, citando o Papa Bento XVI, nos mostra que entre os que pediam pela crucificação de Jesus estavam duas multidões: aqueles que louvaram Jesus quando de Sua entrada em Jerusalém e aqueles que eram contra o Filho de Deus.

Nós devemos escolher em qual dessas multidões vivemos: entre aqueles que têm em Jesus a esperança, a vida renovada. Ou entre aqueles que não acreditam em Deus e, por isso, criam deuses diversos.

Nenhum comentário: