7 de junho de 2011

Por trás do Espetáculo

Tenho a honra de apresentar a você um dos meus filhos. Durante a vida a gente solta no mundo diversos frutos: seja de origem intelectual, artística ou sexual.

O que você verá é fruto intelectual e artístico. É resultado de quatro aulas de Cinema na Pós. Começamos aprendendo sobre Roteiro, a “alma do filme”, até chegarmos às diversas linguagens empregadas pelo cinema em mais de 100 anos de existência.

Foi muito legal. Tivemos aula com duas pessoas que fazem mestrado em Cinema: um deles, o Glauco, é expert no seriado Lost: ele analisa semioticamente este seriado transmidiático. Tudo parece muito louco, mas é fascinante porque eles mostram adorar estudar!

E o tanto de trechos de filmes que assistimos!? Obras clássicas, títulos não tão famosos, mas todos com uma carga teórica importantíssima que os fazem, cada um em seu tempo, pontos de referência. As bordas do meu caderno ficaram cheias de títulos. Agora é só baixar um por um e assistir.

O vídeo a seguir é o storyboard, roteiro desenhado cena a cena, do filme “Por trás do Espetáculo”: a história se passa na época do Coronealismo brasileiro e mostra Maria, uma jovem prestes a se casar sem querer. Mas com a vinda de um circo para a cidade, ela encanta-se e tenta mudar de vida em uma fuga com a palhaça Lully.

Antes de apertar o “play”, tenho um pedido a fazer: que você COMENTE! Dessa vez é a coisa mais importante que você precisa fazer. Quero que me diga o que achou, se deu para entender toda a história e se, caso viesse a ser rodado, seria um filme bem visto. Pode também dizer o que mudaria nele. E se não gostar, também quero que fale. Estamos combinados?! Então...bom aproveito.



Crédito: Bruna Silva, Carollina Castro, Dayane Malta, Gisele Donadeli, Karina Hauch, Matheus Camerro, Mayara Lucio e Wellintong Zana.

2 comentários:

Jeciane Alves disse...

Muito....bom....
Parabéns... Que venham outros e outros...Criatividade é com você mesmo...Abraços. Je*

Anônimo disse...

É emocionante...
Muito bem elaborado. Acredito q seria bastante visto. Não mudaria nada nele pq ficou ótimo!
Parabéns pelo trabalho espetacular!!!

Beijos.