20 de julho de 2011

Ele foi "o cara"!

Há 138 anos nascia uma das mentes mais brilhantes de todo o país. Ícone de século XX, ele tornou realidade um dos maiores sonhos do ser humano: o poder de voar.

Nascido em 20/07/1873 (detalhe: no próximo sábado, 23, no ano de 1932, é marcado o ano de sua morte), Alberto Santos Dumont foi o pai da aviação. Por meio de seus inventos, testes e a coragem, fez com que todos nós pudéssemos ter a oportunidade de conhecer lugares além da fronteira do nosso país. Também por ele, a Nova Classe C brasileira tem conquistado seus primeiros pontos de milhagem ao deixar as rodoviárias lotadas e ocupar lugares na fila de check-in dos aeroportos, infelizmente, cada vez mais abarrotados e incapazes.

 
Essa característica vanguardista pode ter vindo da sua infância, como ele mesmo disse: “Vivi ali uma vida livre, indispensável para formar o temperamento e o gosto pela aventura. Desde a infância eu tinha uma grande queda por coisas mecânicas e, como todos os que possuem ou pensam possuir uma vocação, eu cultivava a minha com cuidado e paixão. Eu sempre brincava de imaginar e construir pequenos engenhos mecânicos, que me distraíam e me valiam grande consideração na família. Minha maior alegria era me ocupar das instalações mecânicas de meu pai. Esse era o meu departamento, o que me deixava muito orgulhoso”.

De família abastada, Santos Dumont foi para França aos 24 anos e contratou astronautas para ensinar-lhe a pilotar balões. Sabe-se que em 1900 ele já havia criado nove balões, dos quais dois se tornaram famosos: o Brazil e o Amérique.

Também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906, ele voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o “Oiseau de Proie” (francês para "ave de rapina"), no Campo de Bagatelle, em Paris.

 
Foi mesmo o pioneiro?
Apesar de considerarmos Santos Dumont o responsável pelo primeiro voo num avião, na maior parte do mundo o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wright. Uma exceção é a França, onde o crédito é dado a Clément Ader que efetuou o primeiro voo de um avião a ar propulsionado a motor e levantando voo pelos seus próprios meios em 09 de Outubro de 1890.

A Federação Aeronáutica Internacional, FAI, no entanto, considera que foram os irmãos Wright os primeiros a realizar um voo controlado, motorizado, num aparelho mais pesado do que o ar, por uma decolagem e subsequente voo ocorridos em 17 de dezembro de 1903 no Flyer, já que os voos de Clément Ader foram realizados em segredo militar, vindo apenas a saber da sua existência muitos anos depois.

Por outro lado, o 14-Bis (testado entre os dias 19 e 23 de julho de 1906 na cidade de Paris) de Dumont teve uma decolagem autopropulsada, reconhecida oficialmente por publico e jornalistas, tendo sido a primeira atividade esportiva da aviação a ser homologada pela FAI.




2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Santos Dumont! Uma figura extraordinária. Um gênio!
E tem até uma cratera da lua batizada com o seu nome.

Beijos Matheus.

Jeciane Alves* disse...

MuiTo Importante seu texto, bacana também...Mas pense... se os aeroportos estao lotados é pq que os brasileiros (classe c) estão tendo a oportunidade de conhecer esses lugares além das fronteiras... e isso é ótimo...e é claro, como vc disse ...Créditos merecidos para ele...Santos Dumont.
Abracos.. Je*