10 de agosto de 2011

Ele fez o Brasil mais solidário

Ontem, 09/08, o país relembrava os 14 anos da morte do sociólogo e defensor dos direitos humanos Herbert José de Sousa, o irmão do Henfil.





A música foi feita para ele, o Betinho. A homenagem de João Bosco e Aldir Blanc aconteceu à época da Campanha pela Anistia aos presos e exilados políticos. Anistiado em 1979, voltou ao Brasil.

Homem ativo e voltado às causas sociais, Betinho foi pilar na criação e desenvolvimento de diversos mecanismos que até hoje ajudam a construir um país melhor:
- 1981 cria o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, IBASE, de defesa à reforma agrária (coisa que até hoje não aconteceu).

- 1993 funda a “Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida” que todos os anos convoca a população brasileira contra a fome. A criação da entidade deu-se em meio a um cenário político intenso em decorrência do impeachment de Collor, do qual participou ativamente. De acordo com o próprio Betinho, “a motivação fundamental da Ação da Cidadania era a certeza de que democracia e miséria eram incompatíveis. A indigência havia alcançado níveis alarmantes, agravando ainda mais o quadro de pobreza que sempre caracterizou a realidade brasileira”.

Assim como seus irmãos, o cartunista Henfil e o músico Chico Mário, Betinho era portador da hemofilia. Em 1986, em uma das transfusões a que era obrigado a fazer por conta da doença, adquiriu HIV, mesma doença que matara seus irmãos em 1988. Essa situação o fez fundar a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, ABIA.

Em decorrência da doença, em 1997, Betinho morre. Como homenagem, em 2006, foi lançado um filme em homenagem aos três irmãos. Idealizado pelo músico Marcos Souza, filho de Chico Mário, o filme teve direção e roteiro de Ângela Patrícia Reiniger.



Obs.: Este post também pode ser lido no blog da minha turma de Pós-Graduação "Comunicação: linguagens midiáticas" www.linguagensmidiaticas.blogspot.com

Um comentário:

Jeciane Alves* disse...

Importante lembrar de Betinho...
Ele fez parte da minha infância... lembro dele na tv... o quanto foi importante! E a musica é perfeita, gosto de canta-la.