8 de dezembro de 2011

Casal envolvido pela Arte

Teste rápido: 
- conhece esta obra?

"A cama voadora"

- e esta pessoa?

06/07/1907 – 13/07/1954

Para você existe alguma ligação?

Quem disse SIM, acertou! A primeira imagem é obra da pintora mexicana mais importante do século XX, Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, ou melhor, Frida Khalo (a tal “pessoa” que questionei na segunda pergunta).

Conhecida por ter tido uma vida conturbada, principalmente pelo acidente aos 18 anos de idade e as mais de 15 cirurgias, algumas experimentais, abortos, mutilações e traumatismos, Frida colocou em suas obras os diversos sentimentos aos quais passava e que as transformou em uma lenda.

"Pintar completou minha vida. Perdi três filhos e uma série de outras coisas, que teriam preenchido minha vida pavorosa.Minha pintura tomou o lugar de tudo isso.Creio que trabalhar é o melhor"

Dizia que pintava para aliviar a dor. Sua vida foi marcada por um forte ideário político. Símbolo do feminismo e da liberdade, ela militou no partido comunista mexicano.





Mas por que falar de Frida Kahlo? Hoje se comemora algo relacionado a ela? A resposta a estas duas perguntas vem a seguir: na verdade, hoje não se comemora nada de Frida. Mas ao acessar o Google, você entra em contato com pintor mexicano Diego María de la Concepción Juan Nepomuceno Estanislao de la Rivera, conhecido somente por Diego Rivera.

08/12/1886 – 24/11/1957
Se estivesse vivo, Diego completaria hoje 125 anos. Casou-se com Frida Kahlo e protagonizou um dos casamentos mais controversos do mundo das artes. O mexicano foi pai de seis filhos que teve com a irmã de Frida, Cristina, que foi sua amante por muitos anos. Também engravidou sua esposa diversas vezes, mas por conta de um acidente, Frida sempre sofria abortos espontâneos.


Ao ladro de outros artistas, Rivera foi um dos criadores do movimento muralista mexicano, que propunha o resgate e o registro da história do país no período pré-colombiano.
No total, ele ilustrou mais de 2 mil quadros, 5 mil desenhos e cerca de 4 mil metros quadrados de pintura mural.






Apesar de conturbado, o casamento durou 25 anos

"Quem quer que haja construído um novo céu, só no seu próprio

inferno encontrou energia para fazê-lo!"
(Nietszche)

Um comentário:

Jeciane disse...

E que casamento...
Não dá pra entender como ela viveu com ele esses anos todos, será que era amor demais?