15 de dezembro de 2011

O gênio do concreto

Imagine você com 80 anos de carreira e ainda sendo um dos gênios da sua profissão, com criatividade suficiente para deixar de boca aberta a todos que conhecem seu trabalho. Agora transporte essa realidade para um país inteiro e o mundo. Some aos 80 anos de carreira mais 24.

Conseguiu montar o quebra cabeça? Tenho certeza que são poucas as pessoas com esse perfil. E não estou falando de uma pessoa que mora em um país mais desenvolvido que o nosso e que, por isso, tem condições totais de vida. Ele é brasileiro!


Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein


Oscar Niemeyer arquitetura Brasília Brasil Rio de Janeiro obras 104 anos UNILA samba CAU Parque Dona Lindu
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares: um dos mais influentes na Arquitetura Moderna internacional

Hoje o Brasil, o Rio de Janeiro e o mundo comemoram os 104 anos de  Oscar Niemeyer, que surpreende em cada comemoração de idade nova:

- em 2010, estava apresentando um samba que compôs com o enfermeiro Caio Almeida e o músico Edu Krieger. A composição foi a forma que encontrou para se distrair durante o período em que esteve internado;

- em 2011, ele apresentará os projetos para a sede da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que "... se trata de um projeto pelo qual Niemeyer tem muito apreço e com o qual quer desenvolver uma velha aspiração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da atual governante Dilma Rousseff”, segundo seu colaborador Luis Otávio Barreto Leite. A apresentação do projeto será feito na mais nova edição da revista que ele comanda, a “Nosso Caminho”.
Edição do 1º Trimestre de 2010
Além disso, o arquiteto assina o nome de uma cachaça e recebe homenagens do recém criado Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, CAU-RJ, e do Parque Dona Lindu, projetado por Niemeyer no Recife, onde será inaugurada nesta quinta-feira uma exposição retrospectiva de sua obra que incluirá esculturas, maquetes e desenhos.

Mas nem tudo é festa. Ano passado foi marcado também pela inauguração de um dos edifícios que desenhou para o Centro Cultural Oscar Niemeyer em Avilês, na Espanha. Já este ano, o que vem daquele país não é um presente: o centro passará por mudanças na administração do espaço e a possível retirada do nome do brasileiro do complexo.

O Governo do Principado de Astúrias anunciou que hoje assumirá a gestão do Centro, até agora administrado pela Fundação Oscar Niemeyer, e por isso o local terá que mudar de nome. Veja a carta aberta escrita por Niemeyer sobre esta questão.

atentado as torres gêmeas
 Criador e criatura: projeto do complexo cultural
Porém , o que Oscar Niemeyer passa a todos nós é uma lição muito maior do que sua habilidade com os desenhos e o fascínio que emprega em suas obras: ele mostra o gosto pela vida, a necessidade de se reinventar a cada instante.

Um comentário:

Je disse...

Temos muito orgulho de falar da importância que Oscar Niemeyer é para todos nós Brasileiros. E de ter pertinho, aqui em Uberlândia uma das suas obras, O Teatro Municipa Oscar Niemeyer, deixando a "Nossa Capital", mais importante e mais bela do que ja é.