13 de dezembro de 2011

"Quando o verde dos seus olhos se espalhar na plantação"




Mais do que “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga é ícone da Música Popular Brasileira reverenciado até hoje com diversas regravações. Hoje, o filho de Exu (PE) e sanfoneiro talentosíssimo, completaria 99 anos.

13/12/1912 - 02/09/1989

"Lua", como é conhecido pelos fãs, ou Gonzagão, nome adotado por ele depois que suas músicas ganharam o mundo (um dos responsáveis por isso na década de 1980 foi um de seus grandes seguidores, o também incomparável Dominguinhos), é referência a todos os artistas do forró.

Não há ninguém no Brasil que não mexe pelo menos os pés, quando Gonzagão entra em cena. Seja em sua própria voz ou por de outros artistas, as letras sempre se referem ao dia-a-dia do homem do Nordeste (uma imagem que, mesmo depois de anos, ainda é muito parecida).

Um dos grandes momentos que marcarão o centenário do artista será a homenagem que a Escola de Samba Unidos da Tijuca está preparando para a Marquês de Sapucaí em Fevereiro.

2 comentários:

Maria Lúcia disse...

Que delícia escutar "Gonzagão", como era conhecido carinhosamente...e dançar então???suas músicas são inesquecíveis e eternas. Ele foi um março da música popular brasileira...Adoro dançar seus forrós.....

Je disse...

Nós gostamos de dançar e você Matheus também arrisca uns passos?..rs...