6 de fevereiro de 2012

Deus salve a rainha!



Esse é o Hino Nacional do Reino Unido usado desde 1740. Em sua letra (que pode ser lida, em português, aqui), se mostra a exaltação à pessoa suprema do poder de um dos únicos lugares da Terra em que a Monarquia sobrevive há tantos séculos.

Hoje, todos os territórios pertencentes ao Reino Unido entoam este hino em homenagem ao Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II. Além desta importante celebração, o dia 06/02 também marca o dia da morte do pai dela, o rei George VI (06/02/1952). Tanto pai quanto filha já foram inspirações para filmes.


Pai

Filha
Ela participara de dois eventos nesta segunda-feira, começando pela visita a uma pequena cidade medieval no leste do país, e depois ela assiste a uma peça de teatro infantil sobre seus 60 anos de reinado.

O dia de hoje também abre oficialmente as comemorações do Jubileu, que será marcado por eventos como um discurso que Elizabeth II dará aos parlamentares britânicos, no dia 20 de março. O ápice das comemorações acontece no fim de semana prolongado do dia 3 de junho. Um dos eventos mais esperados é uma flotilha de cerca de mil barcos liderada pela rainha que vai atravessar Londres pelo rio Tâmisa. 

Na manhã de hoje, o Palácio de Buckingham divulgou uma mensagem da soberana máxima daquele território: "Estou escrevendo para agradecer a vocês pelo incrível apoio e encorajamento que têm dado a mim e ao príncipe Philip durante estes anos. Nesse ano especial, como me dedico mais uma vez a servir vocês, eu espero que todos nós sejamos lembrados pelo poder da união e da invocação da família, amizade e boa vizinhança, exemplos que eu tive sorte de ver durante meu reinado", escreveu.

Cercada de muita burocracia e diversas regras, a rainha já veio ao Brasil em 1968. O maior estádio do mundo já teve, em sua tribuna de honra, a presença da mãe da Inglaterra:

2 comentários:

Jeciane* disse...

Salve a Rainha...
...mas quem brilhou de verdade foi o cachorro no meio da banda,,,rs

Maria Lúcia disse...

Sou contra a monarquia...Acredito q a manutenção de reis e rainhas nos dias de hoje seja um tanto onerosa para os paises que os idolatram, mas admito q a Rainha da Inglaterra é uma "senhora dama"... sua elegância aliada a sua educação é algo notório no mundo todo...