27 de março de 2012

O corpo é o templo de Deus

Este templo tem que ser muito bem cuidado. Hoje em dia, mais do que nunca, matérias e programas sobre o assunto surgem de todos os cantos. As pessoas ficam obcecadas.

Mas a frase que dá título a este post não tem este sentido. Não precisamos nos matar para ter um corpo perfeito. Aliás, me responda: de onde vem a ideia do corpo perfeito? Já existiu um assim?



Quando dizemos que nosso corpo é templo de Deus, queremos dizer que devemos cuidar dele da melhor maneira que está ao nosso alcance. É uma máquina que funciona perfeitamente, sem ter como o conhecimento do homem copiar as estruturas. 


Por isso, não precisamos nos tornar escravos da beleza (até porque isso não é desejo de Deus e essa atitude vai em direção ao egoísmo, à luxúria), mas cuidar do corpo para que tenhamos uma saúde capaz de nos impulsionar a levar a vida adiante e vivenciar aquilo que Deus tem nos preparado.

Uma das iniciativas para manter a saúde é a hidratação. A água é fundamento do nosso corpo. É ela que transporta os nutrientes e irriga todas as partes. Mas aí é que vem o motivo deste texto: e quando a água é inimiga do organismo? Sim, porque este produto de fórmula química tão simples, também é vilão.

Explico-me: minha avó paterna tem diabetes de origem nervosa. Há pelo menos dois anos a doença tem afetado os rins (conheça o ProRim). Há quatro meses ela faz Hemodiálise três vezes por semana. É uma história longa, mas o resumo é este. Há uma semana, os médicos proibiram-na de tomar água e de comer alimentos ricos disso. 

Imagine o que é ficar sem beber água ou de tomar apenas um gole? Conseguiu imaginar? Pois é: não dá. Também já tentei. Mas uma das reações é o nervosismo. Em uma região como esta, em que o calor é forte quase que o ano inteiro, ficar sem água deve ser perder a noção das coisas. Deve ser perder o chão. A visão. 

É muito triste ouvir os relatos da minha avó nesta situação. Ela chora pedindo água, um produto de subsistência tão básico e pelo qual o cérebro pede o tempo todo. A pessoa que faz hemodiálise não pode ganhar muito peso, porque assim o procedimento da filtragem do sangue pode ficar mais pesado e exigir muito do coração.

Por isso, você que é saudável ou que não tem problema de saúde e deixa o corpo sem cuidado, preste atenção: cuide-se. Faça o melhor que puder. Um dia, Deus queira que não, mas você pode ser proibido de se deliciar com o básico e aí não tem volta.


Um comentário:

Jeciane... disse...

Não quero nem pensar em um dia ter que ficar sem beber água...
Nossa, que situação, da sua Vó e de tantos outros que passam por isso. É um cuidado constante com nosso corpo, nossa saúde. Água já!