3 de abril de 2012

Museu não é um bau cheio de velharia

Quando se fala em museu, quadros e esculturas a conversa acaba rápido, principalmente no Brasil. A maioria acha um assunto chato. Parece que aquelas pinturas ou peças de arte foram feitas sem necessidade ou por capricho.

A ideia de parar em frente a qualquer uma destas manifestações artísticas, que muitas vezes não se explicam ou não possuem placas explicativas e ter que entender por si só não é bem-vinda.


Mas as obras de arte falam muito! Refletem o ponto de vista do criador, da época: eternizam uma mensagem muitas vezes aplicável até hoje. São construídas com técnicas avançadas e são estudadas por uma legião.

Então, um museu não é um amontoado de coisas do passado. É a sociedade. Faz parte de você, de mim. Muito do que sabemos ou apreendemos naturalmente vem também por meio destas obras. Enfim: museu é o nosso universo, a nossa construção. Tudo o que o homem pensou e pensa sobre seu habitat e relações.

Quanto mais uma sociedade está presente neste ambiente, mais culta e informada ela é de seu passado, consegue refletir o presente e pensar no futuro. Por isso talvez o Google tenha planejado e apostado em um projeto audacioso que agora está no Brasil: o Google Art Project.


Semelhante ao Street View, este novo projeto da gigante de buscas, lançado em fevereiro do ano passado, disponibiliza ao usuário os maiores museus do mundo sem sair de casa.  Na primeira fase foram 17 museus de nove países.  Com a segunda parte lançada hoje, 151 museus de 40 países estão acessíveis com um simples toque (ao todo são mais de 30 mil obras).

A América Latina está presente: são 10 museus. Entre eles, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, com 98 obras, e o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MAM, com 89. 

De acordo com o site do jornal O Estado de S.Paulo, o processo de visita consiste em “acessar o Google Art Project e selecionar o Brasil na localização. Em seguida, o usuário deve escolher o museu desejado e assim já terá acesso às imagens em alta definição. Para fazer uma visita virtual, basta clicar no ícone do Street View, que fica no topo da tela, ao lado do nome do museu”.

Essa localização inicial é feita clicando em um homenzinho que fica no canto superior esquerdo da tela. Aí, então, boa viagem! Não se esqueça de me contar o que achou. Eu já visitei e recomendo!

Faz bem apreciar a arte. A alma fica agradecida e o seu conhecimento mais aprimorado.

Um comentário:

Je* disse...

* Que bacana, Matheus...
Não sabia... Vou conhecer mais esse espaço mágico que o Google está oferecendo. Excelente dica.
Abraço... Je*