11 de julho de 2012

Agora o bicho vai pegar!

Depois de mais de um ano, chegou ao fim a parte teórica da minha pós. Sábado, 07/07, foi o último encontro. Foi triste. A turma não estava completa e o ambiente de despedida, junto com a teoria apresentada, tomou conta. Mas este dia não ofusca os outros sábados muito divertidos e repletos de aprendizado. Minha turma, os professores e eu pudemos compartilhar as mais diversas experiências profissionais e pessoais.

Estive com pessoas inteligentes, alegres, que sabem o que querem da vida e tiram dela o melhor. Conheci professores cujo conhecimento extrapola os limites nos quais eu estava acostumado. Nenhuma conversa durante o almoço ou na volta dele foram de se jogar fora. 

Verdade. Passamos por alguns problemas de organização (chegamos até a criar a Nossa Senhora da Santa Falha da Comunicação e Organização. O nosso grupo no Facebook tem muitas provas das reclamações) que nos deixaram preocupados (Ops! Ainda nos deixam...) por causa das notas e do retorno dos professores. Porém, posso dizer que, apesar disso, me sinto satisfeito por ter estado inserido em um ambiente que não se encontra em qualquer lugar e que posso afirmar que só se vive no mundo acadêmico.

Já disse aqui em outras oportunidades (e a postagem abaixo desta é uma delas) de que todas as teorias e assuntos que ouvi, comentei e aprendi abrem a cabeça para uma análise diferenciada do mundo. Aquilo que outrora não tinha relevância passa a ser importante (o contrário é verdadeiro).

Este foi o fim da linha da primeira parte da pós. Nela entrei em contato com áreas do conhecimento distintas que, somadas, mostraram o quanto o mundo precisa ser estudado. Agora, na segunda parte que se estende até março do ano que vem, está na hora de aplicar um pouco do que vi: é chegado o momento de preparar, escrever e apresentar a Monografia.

Alguns passos já foram dados. Tenho a orientadora (mesmo que ainda meio em dúvida do êxito na escolha), alguma coisa com que quero estudar (a relação da internet com o texto jornalístico e as mudanças que este sofre) e pouca coisa para se ler (trabalhos acadêmicos que eu pesquisei. É só o pontapé).

Nos próximos meses, ler, escrever, refletir, corrigir, revisar, montar, imprimir, entregar, apresentar e torcer para que tudo dê certo. Como este espaço é como um "diário", conto com você para me ajudar dando aquela força. Assim que tiver novidades, venho aqui dizer como está sendo esta aventura. Por enquanto, conheça aí a minha turma da pós. Sorte para todos!

Confraternização de final de ano

Nenhum comentário: