12 de junho de 2010

Semana boa

Antes de mais nada: é Copa do Mundo! Os cinco primeiros jogos, dos 64, já rolaram. Destaque para nossa rival Argentina que ganhou, da surpresa da África do Sul em empatar com o México e o "frango" do goleiro inglês que deu empate aos Estados Unidos. Agora começou. Cada canto deste país deve estar preparado para uma grande festa, expectativa e muita alegria. Vamos ver o que a "Seleção Canarinho" vai aprontar para nossos mais de 180 milhões de coração.
Além desta festa mundial, aqui em casa a semana também foi de festa. Vou começar a contar. Como dizia o programa da Tv Cultura dos anos 1990 "Rá-Tim-Bum", "Senta que lá vem a história!".
Começo por terça-feira, 08/06, aniversário de minha mãe. Inovamos: jantamos em um novo restaurante italiano na cidade: tudo muito bem decorado, um cardápio sofisticado e uma Carta de Vinhos bem preparada. A comida estava uma delícia!! Quando vier a Sertãozinho, eu indico o Nonna Tereza. Depois chegamos em casa, quase mortos de tanto comer, e cantamos o parabéns. O bolo aí embaixo estava muito bom. Deu água na boca de novo só em vê-lo.



Uma coisa muito legal desta época do ano são as festas juninas, o Festival de Parintins (que será exibido na Band entre os dia 25 a 27 deste mês) que é pura beleza e a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Este último é um evento gratuito no centro da cidade em frente ao Theatro Pedro II: livros, música, dança, palestras, encontro com autores, e shows musicais de grandes feras da nossa MPB. Um espaço realmente agradável e que deve estar marcado na agenda de todos.
Ano passado meu pai e eu estivemos com frio e chuva vendo o show de Maria Rita apresentando seu último trabalho, o "Samba Meu". Aliás, é um espetáculo: como dança e canta aquela mulher! E eu, sozinho, assisti a um bate-papo com o chefão do Jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel.
E este ano não poderia ser diferente: começamos nossa maratona de shows na Feira do Livro assistindo Clube da Esquina, grupo formado em 1960 em Minas Gerais pelos músicos Milton Nascimento, os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô), Flávio Venturini, Vermelho, Tavinho Moura, Toninho Horta, Beto Guedes e o letrista Fernando Brant.
Minha família e eu tivemos a oportunidade de ver Flávio Venturini, Lô Borges e Milton Nascimento cantando sucessos do Clube da Esquina e da carreira solo de cada um. A esplanada do Theatro Pedro II estava lotada: toda as idades se encontraram por lá. Uns mais entusiasmados por poder recordar junto com seus cantores trechos de uma época que não volta mais. Outros aprendendo a boa música, com letras e arranjos na medida certa. Com certeza som muito diferente dos dias atuais.
Confira agora em meu canal no Youtube duas músicas. Uma interpretada por Flávio Venturini e chamada "Espanhola". Milton Nascimento e Lô Borges cantam "Bola de Meia, Bola de Gude"

           Espanhola
           Introdução "Bola de Meia, Bola de Gude"
           "Bola de Meia, Bola de Gude"

E para terminar este post, confira agora alguns trechos do bate-papo com Gabriel Chalita na Feira do Livro hoje, 12/06/10. Foram uma hora e meia de aprendizado. Ele é extremamente inteligente. O evento foi intermediado pelo jornalista João Carlos Borba, da afiliada da TV Globo em Ribeirão Preto e repórter de rede, e teve como tema o Bullying.
O auditório Meira Junior estava lotado de pessoas com os livros escritos por Chalita e Pe. Fábio de Melo ("Cartas entre Amigos - Sobre Medos Contemporâneos" e "Cartas entre Amigos 2 - Sobre ganhar e perder") para autógrafo. E todos buscavam as palavras fundamentadas na Filosofia (disciplina da qual é professor em faculdades como Mackenzie e PUC-SP no curso de Direito). Veja a seguir o primeiro vídeo da série sobre este momento de aprendizagem:
         
          Bullying, por Gabriel Chalita

E aguarde! No próximo post eu trago as partes finais do bate-papo e mais vídeos da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

Nenhum comentário: