29 de dezembro de 2011

No auge a voz perdeu força. Ficou na memória. Na saudade.

Cássia Eller, Malandragem, O segundo sol, Mudaram as estações, música,  cantora, morte,  ataque cardíaco, fãs, MPB, Brasil

No auge da carreira, com 39 anos e vítima de um ataque do miocárdio, Cássia Eller despedia-se de cena em 2001. Há 10 anos (clique aqui e veja um especial da GloboNews) uma legião de fãs foi pega de surpresa com a notícia.




Tudo bem. Concordo que a vida privada de Cássia influenciava muito nas críticas sobre seu trabalho. Mas depois de anos de perda, como escreveu Leandro Souto Maior na edição de hoje do jornal O Dia, “a lacuna deixada por Cássia Eller na música brasileira ainda não foi preenchida. Novas cantoras surgem aos montes no cenário (...) não apareceu nenhuma com voz tão marcante e poderosa, tamanho carisma, presença de palco e interpretações tão singulares”.

Zélia Duncan, que começou junto com Cássia em Brasília nos anos 1980, também fala sobre a amiga para o blog Jam Sessions, do jornal O Globo: "Cássia sempre impressionou. Sua imensa timidez, como num passe de mágica, sumia em meio à força de sua voz e ao choque de suas atitudes no palco. (...) Cássia nasceu pra fazer diferença, pra mudar um monte de coisas e, se não mudou tanto assim, é porque o mundo dá um passo pra frente e dez pra trás. Mas o passo que ela fez o mundo dar, nos fez vislumbrar muitas coisas fundamentais".

- O segundo sol




- Malandragem




- Mudaram as estações

Um comentário:

Jeciane Alves* disse...

Você não vai acreditar....
Tava assintindo um especial dela, e derrepente veio na cabeça, o blog... É claro, ele vai falar dela. Nossa, ela fez parte da minha adolescência, tempo esse que fui convidada para participar de uma banda de rock, coisa de colégio, ensaimos muitas músicas e no repertório o que não faltava era a Malandragem...(rsrsrs) a banda que por fim não levava os ensaios a serio e eu como sempre, muito perfeccionista exigia de mim e deles sempre o melhor, o perfeito. A saudade é grande dessas histórias que só acontecem em época de escola.
Sua morte foi marcante pra mim, um dos meus sonhos era de ter ido em "uns" dos seus shows, e é claro de cantar com ela.
Bom , hoje temos o dvd, pra matar a saudade da sua capacidade e fazer emocionar todos, momentos este que no dvd acustico mtv ela canta 1º de Julho, Todo Amor que houver nessa vida, Por enquanto. Para Sempre Cássia Eller.