10 de dezembro de 2011

Quem como ela entendeu as ânsias humanas

“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento”

É com a força desta frase que o blog presta homenagem a uma das escritoras brasileiras mais importantes de todos os tempos, que desvendou os mistérios humanos e, até hoje, é adorada pelos amantes dos livros.

Se estivesse viva, completaria 91 anos hoje. É dia de festa para o Brasil. E a festa promete ser em grande estilo e em diversas cidades do país, porque foi dada largada para o projeto “Hora de Clarice”. Aliás, o nome do projeto, que acontecerá todos os anos, faz referência a um de seus trabalhos mais famosos, a obra literária “A Hora da Estrela”.


Claro que estamos falando da ucraniana, de coração brasileiríssimo, Clarice Lispector, apelidada por alguns de “feiticeira”, pois a leitura de seus livros depende de certo preparo psicológico.
10/12/1920 – 09/01/1977




Mais sobre a biografia de Clarice você confere agora, por meio do programa “Entrelinhas” (Tv Cultura/2009) com o biógrafo norte-americano Benjamim Moser. A biografia escrita por Moser foi indicada pelo jornal “The New York Times” (leia dois textos do jornal sobre o livro: texto 01 e texto 02) como um dos cem lançamentos mais importantes daquele ano.





Um comentário:

Je disse...

Parabéns...Camerro,
O blog voltou com tudo e trazendo as riquezas da nossa cultura que não podemos esquecer.