Essa tal Tecnologia, que faz com que nosso instinto consumista alcance patamares “Nunca antes visto na história da humanidade” (parafraseando o ex-presidente Lula), também prega peça.
Tudo bem, aqui cabe um Mea Culpa: a internet está aí para a gente pesquisar. Eu fiz isso, vi muitas informações, chequei tudo o que podia. Aliás, chequei tudo o que eu achava que era necessário.
Você não está entendendo, né?! Bem, então “Senta que lá vem a história” (agora imagine o menino sentando e comendo uma maçã. Imagem saudosa do programa infantil apresentado entre 1989 e 1992, o “Rá-Tim-Bum”).
Há 10 anos temos uma tevê de tubo e tela plana. Na época em que compramos era um estouro de modernidade. Até hoje ela é muito boa. Nunca havia dado problema até em meados de Novembro do ano passado. Os canais simplesmente saiam do ar. Pensamos ser a transmissão. Mas as coisas pioraram. Então pensamos ser da nossa operadora de tevê a cabo: chamamos a NET. E nada!
O problema era mais embaixo: uma peça da televisão (Sintonizador AV) que conecta o cabo da antena estava solto dentro do aparelho.
O problema era mais embaixo: uma peça da televisão (Sintonizador AV) que conecta o cabo da antena estava solto dentro do aparelho.
A origem do problema é a peça de madeira da sala. Ela possui um dispositivo que nos dá a liberdade de mover a televisão em um ângulo de 180º. Com o tempo, não haveria mesmo um Sintonizador que resistisse.
Consertá-la seria o “olho da cara”: televisão antiga necessita de uma boa aventura para achar peça (ainda sendo uma Sony). Desistimos da busca em meados do mês passado. E desde então vínhamos em busca de uma nova tevê que tivesse uma sobrevida de muitos anos (mesmo que as tecnologias corram tão rápido quanto um maratonista).
Finalmente achamos. No sábado passado, 05/02, compramos a Tv Sony 32” Bravia LED. Tudo o que de mais moderno existe nós temos: internet, sensor de presença, 120Hz, conversor digital, 4 entradas HDMI e tantas outras coisas.
No mesmo dia, depois das 12h00 (quando ninguém mais trabalha), chamamos nosso técnico para instalar. Foi gostoso abrir a caixa, sentir o cheiro de coisa nova. Instalamos. Tudo certo.
Mas como diz a eterna sabedoria popular “Felicidade de pobre dura pouco”. E durou mesmo: os canais estavam horríveis depois que a música e logomarca da Sony desapareceram da tela (esse início sempre aparece).
Chamamos, não no mesmo dia, o pessoal da NET. Resultado: não tem nada de anormal no sistema. Explicação simples: compramos um super avião para uma pista que só suporta teco-teco. A transmissão da NET é analógica. Necessitamos de uma digital. Senão ficaremos com imagens meio borradas mesmo.
Agora já estamos em processo de adaptação. Infelizmente nenhum dos recursos da nova tevê estão sendo usados. Para isso acontecer temos que trocar de operadora ou esperar a NET.
Viu só? Não adianta apenas ir atrás do brilho se antes não checarmos direito se a luz que dará este brilho está funcionando de acordo. E você, já teve um problema destes? Conte sua história nos Comentários!
No mesmo dia, depois das 12h00 (quando ninguém mais trabalha), chamamos nosso técnico para instalar. Foi gostoso abrir a caixa, sentir o cheiro de coisa nova. Instalamos. Tudo certo.
Mas como diz a eterna sabedoria popular “Felicidade de pobre dura pouco”. E durou mesmo: os canais estavam horríveis depois que a música e logomarca da Sony desapareceram da tela (esse início sempre aparece).
Chamamos, não no mesmo dia, o pessoal da NET. Resultado: não tem nada de anormal no sistema. Explicação simples: compramos um super avião para uma pista que só suporta teco-teco. A transmissão da NET é analógica. Necessitamos de uma digital. Senão ficaremos com imagens meio borradas mesmo.
Agora já estamos em processo de adaptação. Infelizmente nenhum dos recursos da nova tevê estão sendo usados. Para isso acontecer temos que trocar de operadora ou esperar a NET.
Viu só? Não adianta apenas ir atrás do brilho se antes não checarmos direito se a luz que dará este brilho está funcionando de acordo. E você, já teve um problema destes? Conte sua história nos Comentários!
2 comentários:
Excelente matéria. Servirá de alerta para muita gente, inclusive eu mesma.
Obrigada .
Otimo alerta. A s vezes vivemos na ilusão que estamos em um país de primeiro mundo, onde a tecnologia anda em sintonia a real necessidade de cada produto que se oferece no mercado, ou pelo menos acreditamos que seja assim.
Parabéns por essa iniciativa de alerta ao consumidor.
Postar um comentário